Wednesday, January 03, 2007

Paixão Vs Amor


Há uns dias atrás lia um artigo "científico" numa revista "cor-de-rosa" sobre a Paixão.Dizia que segundo alguns cientistas (não me lembro da nacionalidade dos mesmos) a Paixão era algo que durava apenas 30 meses, era como um cocktail de hormonas e outras substâncias que invadiam o nosso cérebro durante esse período de tempo. Era uma maneira evolutiva de assegurar que o macho permanecesse com a fêmea até a prole estivesse completamente desenvolvida. Por um lado acredito que sim, que todo o estado de Paixão não passa mesmo de uma mistura de substâncias que nos deixa em êxtase e que quase nos leva num estado de completa loucura, mas saliento também o facto de que devemos por outro lado fazer uma distinção entre a Paixão e o Amor. A paixão é realmente passageira se assim não fosse acabaríamos por ficar mesmo loucos quando nos apaixonassemos porque o cérebro não aguentaria, a paixão vai e volta, outras vezes vai e nunca mais volta. O Amor é algo mais complexo e não totalmente biológico mas envolve também muita psicologia. Há sensações que só experimentamos quando amamos alguém ao contrário de quando estamos apaixonados, é confuso, mas acredito nessa distinção, estarmos apaixonados e estarmos enamorados. Para mim é possível sentirmos paixão por alguém mesmo sabendo que amamos outra pessoa, o Amor exige cumplicidade, carinho e companheirismo, na Paixão apenas temos a libido, excitação e sensualidade. A paixão deixá-nos confusos e atrapalhados, perdemos todos os sentidos e muitas vezes nos sentimos parvos, mas de repente com a mesma rapidez que vem ela também vai, o Amor dura e dura e magoa imenso, o Amor é quase com uma dependência, não química mas social. Por isso digo, posso apaixonar-me por imensas pessoas mas amar só amarei uma de cada vez.

1 Comments:

At 2:34 AM , Anonymous Anonymous said...

Ontem n tive oportunidade de comentar, mas a verdade é que gostei mt deste texto :)

De facto a paixão e o amor são diferentes, envolvem sensações/sentimentos diferentes. Dizem que as relações se tornam duradouras qd a paixão dá lugar ao amor.. n acho que um tenha de existir sem o outro.. de certa forma, penso que se complementam e embora a paixão tenha os dias contados (30meses, n é?:P) julgo que não acaba de um momento para o outro..talvez diminua a intensidade.. o Amor, por seu lado, à medida que o tempo passa torna-se incrivelmente mais forte, ganhando mta força nas pequenas coisas :)

Neste momento, talvez seja suspeita para falar deste assunto.. bem sei que as pessoas mudam, os ideais por x deixam de ser os mesmos.. mas preferi deixar aqui a visão mais positiva de td isto ;)

beijinhos**

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home